top of page

O que são alimentos fitoestrógenos ?

O estrogênio, principal hormônio feminino, age no desenvolvimento sexual e reprodutivo da mulher.


Após os 40 anos, durante o climatério e menopausa, os níveis de estrogênio diminuem, causando diversos sintomas como irritabilidade, fadiga, ondas de calor, entre outros.


Os fitoestrógenos são substâncias que podem ser encontradas em plantas, vegetais e frutas, e têm ações similares ao estrogênio no corpo e estudos apontam que a suplementação natural através de alimentos ricos em fitoestrogênios podem ser benéficos para a saúde da mulher nesse período, como:

- diminui ondas de calor

- diminuir sintomas da TPM

- previne osteoporose

- ajuda nos distúrbios do sono

- protege de doenças cardiovasculares

- preveni osteoporose

- controla glicemia


São alimentos que podem considerados funcional para modulação hormonal sendo receptores de estrogênio, de progesterona e de testosterona e auxiliam na diminuição dos sintomas do climatério e menopausa.


Muitas mulheres sofrem com sintomas desagradáveis e desconfortáveis nesse período da vida por conta das alterações hormonais e algumas não podem ou decidem não fazer a reposição hormonal, assim os fitoestrógenos, entre outros métodos naturais, podem ajudar a manter uma qualidade de vida.



4 principais classes de fitoestrogênios

Existem quatro principais classes de fitoestrogênios: as isoflavonas, os coumestanos, as lignanas e o resveratrol.


  • Isoflavonas

As isoflavonas são compostos naturais que podem ser encontrados em alguns alimentos ou ser consumido em forma de suplemento e que aliviam alguns sintomas, como:

Os principais efeitos colaterais das isoflavonas são intestino preso, aumento da formação de gases intestinais e náusea.

Embora as isoflavonas tenham vários benefícios para a menopausa, estes compostos não devem ser utilizados por mulheres que têm ou já tiveram câncer de mama.

  • Coumestanos

Os cumestanos fazem parte das classes das substâncias naturais que ajudam a tratar os sintomas do climatério e menopausa, favorecendo a saúde feminina em diversos aspectos.

  • Lignanas

As lignanas são conhecidos por serem antioxidantes e anti-inflamatórios, o que significa que eles podem proteger o corpo contra danos celulares causados por radicais livres e ajudar a reduzir a inflamação no corpo.

De acordo com uma pesquisa publicada na edição do “International Journal of Cancer ”, existe uma correlação com as dietas ricas em lignanas e a diminuição do risco de câncer.

  • Resveratrol

Poderoso anti inflamatório, antioxidante, neuroprotetor, anti cancerígeno, antiviral, neuroprotetora e anti-envelhecimento.

Esta presente principalmente em uvas roxas.


Alimentos fontes de fitoestrógenos

- Semente de Linhaça

- Soja em grãos

- Tofu

- Iogurte de soja

- Semente de gergelim

- Homus

- Alho

- Alfafa

- Pistache

- Semente de girassol

- Ameixa seca

- Azeite

- Amêndoa

- Castanha de Caju

- Avelã

- Ervilha

- Brócolis

- Repolho

- Pêssego

- Vinho tinto

- Morango

- Framboesa

- Lentilha

- Amendoim

- Cebola

- Mirtilo

- Chá preto

- Melancia

- Berberina

- Cranberry


Porém, para que seja melhor absorvido e metabolizado, é importante que o organismo esteja desinflamado.


Além disso, pessoas que usam remédios como anticoagulantes, estatinas, anti-histamínicos, imunossupressores e anti-inflamatórios, como aspirina, ibuprofeno, diclofenaco e naproxeno, devem evitar o uso de suplementos com resveratrol. Isso porque esses suplementos podem potencializar ou diminuir o efeito desses medicamentos.


E sempre consultar nutricionista antes de iniciar o consumo para personalizar e adequar ao plano alimentar.


Sou fã dos fitoestrógenos !!


Até mais ... Ale


Comentários


bottom of page