Como eu sei que estou na Menopausa ?
- Alessandra Ades
- 3 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
A menopausa de fato acontece quando a mulher fica 12 meses consecutivos sem menstruar, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos, sendo a média de idade é 51 anos, marcando o fim da fase reprodutiva da vida da mulher. Nesse momento, os ovários param de liberar óvulos e param de produzir os hormônios estrogênio e progesterona. Isso significa que ela esgotou seu estoque de óvulos, que foram liberados desde a puberdade, mês a mês, ao longo de 30, 35 anos.
Considera-se precoce se isso ocorrer antes dos 40 anos e tardia se for após os 55 anos.
E o que acontece com o organismo da mulher na Menopausa ?
Com a diminuição e com a falta de produção do estrogênio, um hormônio protetor, a mulher fica exposta a algumas situações como doença cardiovascular, hipertensão arterial, diabetes, osteopenia, osteoporose, diabetes, obesidade, câncer de mama.
O Estradiol, forma ativa do Estrogênio, é o principal hormônio na saúde feminina e tem ação na saúde mental, física e sexual. Ele é o grande responsável pela massa óssea, pela massa muscular, pela integridade dos sistemas geniturinário, sistema imunológico, cardiovascular, pela síntese de colágeno, saúde da pele, saúde das unhas e dos cabelos, performance física e cognitiva e também atua no metabolismo dos alimentos (carboidratos, proteínas e gorduras).
Um hormônio de toda a vida muito importante que não é mais produzido, então imagine a deficiência que o organismo passa quando isso acontece.
Quais os sintomas na Menopausa?
Além da exposição a doenças metabólicas, alguns sintomas desagradáveis e desconfortáveis são característicos que comprometem a qualidade de vida, como:
Fogachos durante o dia e noite
Ansiedade / Depressão / Irritabilidade
Diminuição da libido
Falta de lubrificação
Memória prejudicada
Fadiga
Insônia
Dores articulares
Flacidez da pele
Qual o tratamento para a Menopausa ?
Sem dúvida, adotar hábitos saudáveis é a prioridade, alimentação adequada, atividade física, hidratação e sono.
A terapia de reposição hormonal, deve ser analisada, pois ajuda em praticamente todos os sintomas. Porém, algumas mulheres não podem fazer por conta de histórico familiar de câncer de mama, doença coronariana, acidente vascular cerebral, entre outras e deve ser discutido com o ginecologista.
Algumas mulheres, sortudas, não sentem um sintoma muito característico, talvez o primeiro relacionado a Menopausa, que são os fogachos e acredita que não está acontecendo nada com seu corpo e dessa forma nem cogitam que as dores, falta de memória, cansaço, insônia, ganho de peso, baixa libido, entre os outros sintomas, possam ser pela falta de estradiol e progesterona e acabam por não tomar medidas preventivas.
Isso é um engano e é necessário ser mudado, porque muitas mudanças internas estão acontecendo como vimos acima.
Além da terapia de reposição hormonal, principalmente para quem não pode fazer, é o uso de fitoterápicos, que são excelentes e podem ajudar muito a aliviar os sintomas.
Os fitoterápicos são medicamentos obtidos a partir de plantas medicinais.
A indicação dependerá das alterações clínicas e metabólicas individual e deve ser prescrito por profissional capacitado.
Podem ser uma boa alternativa para quem não faz reposição hormonal.
E através da alimentação, cuidar da saúde intestinal para melhor absorver nutrientes e incluir alimentos anti inflamatórios e fitoestrógenos, que são alimentos que podem ser considerado funcional e vem das plantas para modulação hormonal. Tem ação parecida com o estrogênio.
Também podemos contar com suplementação de nutrientes importantes, para reduzir inflamação, sintomas e prevenção, como: Ômega 3, Q10, Vitamina D, Cálcio, Zinco, vitaminas do Complexo B, entre outras.
Quantas mudanças acontecem com a mulher nessa fase da vida, umas com sintomas mais intensos e outras com sintomas mais leve, mas é fato que todas vão passar por esse processo e a boa notícia é que temos a favor, muitas alternativas para que seja um período mais tranquilo, leve e transformador !!
Vamos nos cuidar e ajudar outras mulheres !
Até mais ... Ale !




%20(200%C2%A0%C3%97%C2%A0200%C2%A0px).png)



Comentários