Estratégias para modular o sono
- Alessandra Ades
- 10 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Se sua energia aumenta no período da tarde ou a noite prejudicando seu sono e consequentemente a qualidade de vida, saiba que algumas estratégias podem ser tomadas para mudar esse cenário.
Importante saber que pessoas que dormem mal, sem um sono reparador, dormindo menos de 6 horas por noite, elas estão mais propensas a desenvolver doenças metabólicas como, diabetes, câncer, artrite, doenças cardíacas entre outras e isso pode ser mudado, agora !
O sono é regulado por vários hormônios como:
- Somatropina (GH)
A somatropina é um hormônio diretamente ligado ao processo de crescimento.
Hormônio altamente metabólico, que controla o crescimento das células e a estatura das pessoas. É o responsável pelo crescimento das crianças, aumento da massa muscular em adultos e até mesmo a renovação das células da pele.
Os picos de secreção do GH, ocorrem durante o sono profundo, fase em que também ocorre uma maior absorção.
- Adenosina
A adenosina é um hormônio que resulta da queima de energia pelo corpo durante o dia.
Ele vai se acumulando ao longo do dia e produz a sensação de cansaço, responsável pela nossa reação de entender que é hora de dormir.
No final do dia, a medida que os níveis de melatonina sobem no organismo e se combinam com a adenosina, vamos ficando sonolentos até dormir.
- Serotonina
A serotonina é um hormônio responsável pela comunicação entre as células nervosas. Ele atua nas mais diversas funções do corpo, como movimentos, temperatura do corpo, apetite e até mesmo o sono e sensação de cansaço.
A serotonina também atua na eliminação de toxinas do intestino.
- Melatonina
A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal, localizada no nosso cérebro, e influencia a regulação do sono.
Esse hormônio é produzido naturalmente quando anoitece, de forma mecânica em resposta ao escuro da noite (ela é produzida quando há ausência de luz).
Sua função mais conhecida é a de regular o relógio biológico, resultando em uma boa noite de sono e mais disposição ao acordar pela manhã.
Esses hormônios que são fundamentais para manter o bom funcionamento do organismo e para ter um sono de boa qualidade, é preciso passar por todas as etapas do sono, uma vez que são nelas que ocorrem a produção dos hormônios.
Quando o sono não é de qualidade, desregula os hormônios e suas funções, além de desregular o ciclo cicardiano, prejudicando o funcionamento do nosso sistema imunológico, desenvolver dificuldade de concentração e desejo por carboidratos durante o dia, o que pode levar a ganho de peso e obesidade, interferindo na capacidade do corpo de regular corretamente a ingestão de alimentos e também está associado à inteligência emocional e social das pessoas.
Algumas estratégias para regular e modular o sono.
- Pelo menos 2 horas antes de dormir evitar alimentos excitatórios como, massas, sucos de frutas, muita proteína, café e bebidas estimulantes.
- Antes de dormir, tomar chás calmantes como Melissa e Erva Cidreira com gotas de própolis
- Diminua o uso de telas de computador, celular e televisão antes de dormir
- Adote uma rotina, nosso corpo adora uma rotina definida que segue seu ritmo circadiano. Tente sempre adormecer e acordar à mesma hora todos os dias.
Não esqueça de deixar o quarto escuro para que a melatonina entre em ação.
Mulheres na fase do Climatério ou Menopausa, já tem, por conta da diminuição dos hormônios femininos, o sono prejudicado, essas estratégias também servem para fase.
Deixe os hormônios trabalharem e cumprir suas funções e tenha uma noite de sono tranquila, reparadora e um dia mais produtivo !
Até mais ... Ale




%20(200%C2%A0%C3%97%C2%A0200%C2%A0px).png)



Comentários